Quem sou eu

Minha foto
Odontologia especializada em fazer você sorrir!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Primeira consulta do bebê.

O recém nascido, mesmo quando não possui nenhum dente na boca, precisa ir ao dentista?
Esta é uma pergunta comum em consultório e que deve ser considerada da seguinte forma: quando podemos trabalhar com a prevenção de doenças, não é muito melhor que trata-las em fase avançada? Então o paciente pediátrico deve sim frequentar o consultório desde os primeiros meses de idade. Isso faz da criança uma pessoa mais acostumada ao profissional dentista, facilita seu atendimento futuro e pode evitar doenças sérias relativas ao desenvolvimento, alimentação e hábitos. 
Desde o nascimento, a cavidade oral deve ser higienizada a fim de evitar a proliferação de doenças bucais. Mesmo a gengiva deve receber cuidados que devem ser cautelosos devido a sua delicadeza. A primeira "escova de dentes" de uma criança, na verdade, é uma gaze, dessas de curativo. As escovas são muito desconfortáveis e muito grandes num primeiro momento e devem ser evitadas. Envolvendo a gaze no dedo das mão bem limpas os pais tem melhor condição de realizar a higiene do bebê, como demonstrado na foto abaixo. 

Higiene com gaze em recém nascido.


Após o nascimento dos primeiros dentes de leite e assim que se notar maior maturidade da criança, deve-se iniciar o uso de escovas. O estimulando da coordenação motora deve ser, assim que possível, incentivado com a utilização de movimentos próprios da criança, com a visualização da escovação feita pelos pais e com a repetição de movimentos auxiliados pelos pais.

criança com apenas um ano e meio realizando a escovação assistida
 pelos pais. Início dos movimentos e coordenação motora.


A criança deve frequentar o consultório uma vez a cada três meses em busca de alterações para previnir doenças mais graves. Lembre-se que é nesta fase, do nascimento aos 12 anos de idade, quando não sabemos escovar os dentes direito, que ocorrem a maioria das cáries nos dentes e que podem ser facilmente evitadas com a correta orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário