Quem sou eu

Minha foto
Odontologia especializada em fazer você sorrir!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ponte móvel X Implantes

As pontes móveis, ou próteses parciais removíveis, são estruturas confeccionadas em metal e acrílico e são utilizadas para o preenchimento e reabilitação dos espaços deixados por dentes perdidos na boca. Podendo repor praticamente qualquer dente e em grande número, este tipo de prótese é bastante atrativa como forma de tratamento, uma vez que seu custo reduzido propicia ao paciente uma forma bastante acessível  de restabelecer seu sorriso. No entanto, devemos salientar que o tratamento com pontes removíveis é bastante limitado e traz alguns inconvenientes que devem ser esclarecidos ao paciente antes de iniciar o tratamento. Quando perdemos parte dos dentes da boca, o restante dos dentes que permanecem em atividade acabam sendo sobrecarregados pela força da mastigação. Quanto menos dentes restam na boca, maior é o esforço sobre eles e os danos também. É bastante comum a perda de dentes devido ao excesso de carga sobre eles em bocas parcialmente dentadas. O correto é reabilitar cada  dente que se perde na boca de forma a evitar esta sobrecarga sobre os outros. Numa boca completa, temos a distribuição de forças entre 14 dentes superiores e 14 inferiores, resultando em uma mordida ideal sem desgastes e sem fadigas. Quando utilizamos próteses parciais para reabilitação de múltiplos dentes, como no exemplo ilustrado abaixo, acabamos adicionando um esforço nos dentes que oferecem apoio à ponte. Este esforço, após utilização contínua, pode levar esses dentes a perda de inserção óssea, desgaste, fratura de restaurações, perda de coroas protéticas e, em muitos casos, a perdas dentárias precoces. 
Ponte móvel superior instalada

Mesmo caso com a prótese removida; observe as ausências dentárias
Outro fator que também deve ser levado em conta é a dificuldade de higiene e a retenção de alimento causada pelas estruturas de reforço das próteses desse tipo, problema que também influencia na durabilidade dos dentes remanescentes. A fala também é outra função que pode ser prejudicada pelas pontes móveis devido ao volume das peças em regiões de movimentação da lingua e dos lábios. O fator estético também deve ser considerado, pois o metal é indispensável nesse tipo de peça, mas em muitos casos ele se torna visível e indesejável. Por último vem o conforto do uso dessas próteses que costuma ser questionável, uma vez que o período de adaptação desse tratamento é um dos mais extensos e que mais exige ajustes. 
Atualmente, com o desenvolvimento da técnica de implantodontia, a segurança de resultados estéticos e funcionais livres dos inconvenientes gerados pelas próteses removíveis tem garantido tratamentos de custo benefício bastante consideráveis. O uso de implantes como substitutos deste tipo de prótese praticamente elimina todos os danos citados relacionados ao uso de pontes móveis e ainda aumentam a durabilidade dos dentes remanescentes da boca. 
Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens do uso dos implantes, leia mais em nossos artigos sobre implantodontia, ou agende um consulta e elimine estes problemas da sua vida.

3 comentários:

  1. é possivel saber se a raiz do dente quebrou sem tirar um raio x

    ResponderExcluir
  2. quebrei o dente e sem tirar o rai x ela disse q estava quebrado bem na hora de coloca o pivo isso um mes depois

    ResponderExcluir
  3. O diagnostico de fratura pode ser obtido apenas por exame clinico sim, basta ser possivel visualizar os sinais de trinca ou separação dos fragmentos.

    ResponderExcluir