Quem sou eu

Minha foto
Odontologia especializada em fazer você sorrir!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Escova de Dentes?

A maioria das pessoas escolhe suas escovas pelo preço, propaganda ou pela sua aparência. No entanto, é preciso saber que existem indicações específicas para cada tipo de escova. Uma boca normal é diferente de uma boca parcialmente desdentada, que é diferente de uma boca com aparelho ortodôntico que difere bastante de uma boca com implantes dentários. Cada caso deve receber um tipo específico de higienização que consiste na escolha correta das "ferramentas". A escova, a fita dental, o creme dental, as escovas interdentais e os enxaguatórios bucais fazem parte do arsenal disponível para o combate às cáries e à doença gengival. As características de uma escova ideal estão relacionadas a sua capacidade de penetração nos sulcos e fissuras dentais e gengivais, proporcionando a limpeza das regiões mais propícias ao desenvolvimento de doenças da boca. No entanto, a escova não deve prejudicar a estrutura dentária, muito menos os tecidos gengivais. A escova ideal para a maioria dos casos deve conter: cabeça pequena e arredondada, cerdas macias, superfície plana (das cerdas) e cabo ergonômico. Existem muitos fabricantes e é possível encontrar boas escovas em grande parte deles. Um exemplo de escova ideal e que apresenta um diferencial fantástico são as escovas da marca Sueca Tepe (www.tepe.com.br). Um modelo em específico, o "Supreme", é bastante completo e apresenta uma capacidade de higiene surpreendente devido à maciez e a apresentação das cerdas.


Escova Tepe Supreme
Apresentando dois tipos diferentes de cerdas, a "Supreme" tem apresentado resultados clínicos visíveis e bastante satisfatórios. Suas cerdas direcionam a escovação atingindo as regiões mais críticas da boca e evitam o desgaste dentário nas partes mais salientes dos dentes, como demonstrado nas figuras abaixo.

Direcionamento das cerdas durante escovação.

Escova convencional; note o espaço entre os dentes.

Lembre-se que a escova é apenas um dos métodos de higiene entre vários e que uma boa orientação profissional é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário