Quem sou eu

Minha foto
Odontologia especializada em fazer você sorrir!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Cuidados pós operatórios (sisos)

Após cirurgias de extrações dentárias, existem vários cuidados que devem ser seguidos para evitar infecções locais. O que devemos compreender é que, após a remoção do dente, temos uma cavidade do tamanho do dente a ser cicatrizada e este processo não ocorre de uma hora pra outra. O fechamento inicial dessa ferida se faz por um coagulo de sangue que será vascularizado e dará origem ao novo tecido ósseo, muscular e gengival. 
Devemos evitar na primeira semana a entrada de alimentos como grãos, sementes e farelos na ferida operatória. O esforço muscular também prejudica o coágulo e os pontos, assim como o calor interfere na coagulação e no inchaço. Portanto, a alimentação deve ser líquida ou pastosa e com temperatura de morna para fria. 
A higiene bucal deve ser feita apenas com escova e creme dental, evitando químicas fortes como a presente nos enxaguatórios bucais pois podem levar à necrose do coágulo. O movimento do bochecho também deve ser evitado pois pode forçar a região gerando dissolução do coágulo e soltura dos pontos. O contato da mão com a boca deve ser evitado para não levar bactérias agressivas à ferida operatória.
As atividades físicas devem ser evitadas, assim como a exposição ao calor, pois podem gerar inchaço e desconforto local. Falar em demasia pode ter o mesmo efeito. 
Seguindo corretamente as orientações do profissional e realizando a cirurgia com equipamentos adequados e profissionais qualificados, a cirurgia de sisos é tranquila e pode ser realizada sem grandes riscos ao paciente. Lembrando que quanto mais cedo é realizado o procedimento melhores as chances de um pós operatório ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário